Pular para o conteúdo principal

TRATAMENTO DE IMAGEM

Muito se fala sobre tratamento de imagem, ainda mais depois que a cor passou a ser digital, então a arte-final tem papel fundamental na resolução e qualidade do traço preto. Inúmeras receitas estão na internet, e vários artistas tem as suas versões de como escanear e tratar a imagem. Eu também tenho a minha, inclusive fiz vários testes até chegar numa qualidade boa para se trabalhar, assim fui percebendo que essa qualidade também varia de scanner para scanner. Até mesmo quando eu entrei para o Art&Comics, descobri que o meu método estava à altura da qualidade exigida pela DC Comics. E de tanto os alunos me pedirem a fórmula para escanear e tratar a imagem com qualidade, segue abaixo o passo a passo de como eu faço:
SCANNER
* Uso um scanner HP Scanjet 3770 e nele tem várias opções de ajustes, por isso tento buscar a melhor imagem, o mais preto e o mais branco possíveis.
* Ajusto a opção Mais claro/mais escuro os seguintes valores:
Destaque + 50
Sombras - 100
Meios tons - 100
Resolução 300 dpi
Tom de cinza
"Salvo esses ajustes no scanner para na próxima vez que escanear, apenas apertar um botão."
PHOTOSHOP
* Assim que a imagem abre no photoshop, amplio o tamanho da imagem para resolução 600 dpi.
* Ajusto os Níveis Canal Cinza - níveis de entrada 140/200
* Repito o ajuste de Níveis para 80/120
* Converto a imagem para o Modo Bitmap 600 dpi 50% do limiar
* Converto novamente para Tom de cinza proporção 1
"Salvo essas ações no photoshop para também somente apertar um botão da próxima vez que tratar as imagens."

A imagem a seguir mostra a diferença de qualidade com e sem os ajustes no scanner, repare como o traço preto fica bem evidenciado com os ajustes:
A próxima imagem é a sequência desde o scanner até o tratamento final no photoshop:
E, para quem não entendeu os ajustes no photoshop, seguem as imagens em sequência:

É claro que esta não é uma fórmula definitiva, como eu já disse antes, a qualidade pode variar de scanner para scanner e outras diferenças podem ocorrer no traço dependendo de como estiver o nanquim, da qualidade do papel, da borracha empregada para apagar o lápis e várias outras coisas que podem influenciar. Esta é apenas a fórmula que encontrei depois de inúmeros testes para chegar na qualidade ideal, até eu trocar de scanner ou começar a fazer arte-final digital.
Espero que tenha esclarecido. Quem ainda tiver dúvidas é só entrar em contato.
Abraço a todos.

Quer aprender como se faz?

Comentários

Carlinhos disse…
Valeu Wilson !!!!

sua arte tbm é excelente ...e agora na marvel hein !!
hehehe

q veha wolverine heheheh

abração !
Logan neles, Carlinhos!
Abraço,
W!lson.